06 junho 2012

INTERCÂMBIO DE DESENHOS SOBRE A CULTURA BRASILEIRA E JAPONESA.

 

 

ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA PARTICIPAM DO INTERCÂMBIO DE DESENHOS SOBRE A CULTURA BRASILEIRA E JAPONESA.

 

Neste ano de 2012, daremos mais um passo na direção da expressão criativa do conhecimento. A rede pública do Estado de São Paulo terá a oportunidade de participar da I Mostra Internacional de Cultura de Arte que intensificará o intercâmbio cultural, já existente desde 2007, entre jovens estudantes de São Paulo/Brasil e da Província de Toyama, no Japão. O tema escolhido para o Japão, neste ano, será “O Brasil que eu conheci”. Já, os estudantes brasileiros se dedicarão a uma nova temática relacionada à cultura japonesa - “MOTTAINAI”, que será uma oportunidade para trabalhar as questões referentes ao consumo ético e consciente, que vem ganhando popularidade devido aos projetos de preservação ambiental, em âmbito internacional.
O formato que será utilizado – Desenho - possibilitará conhecer através da arte o olhar dos jovens sobre os dois países. Além disso, permitirá o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam princípios de estética, de sensibilidade e de criatividade.
Como nos anos anteriores, professores e alunos poderão conhecer, nesta página do CRE Mario Covas, os critérios de participação na Mostra, acessar vídeos de orientação, conceituais e de depoimentos, links contendo informações sobre o tema e, ainda, modelos de etiquetas de identificação e autorização.
Temos certeza de que este trabalho será muito prazeroso e proporcionará um pouco mais de conhecimento sobre hábitos, atitudes e comportamentos próprios da cultura japonesa. Além disso, permitirá que nossos olhos se voltem para a apreciação artística, estética e simbólica na produção em Arte, fazendo do desenho e da pintura um importante canal de comunicação e expressão, único e pessoal.

“ O Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, sobre o conceito de Mottainai: expressão japonesa que denota uma atitude de não desperdiçar nenhum tipo de produto, recurso natural ou nossas vidas.”

 

Toyama, sobre o conceito de Mottainai: expressão japonesa que denota uma atitude de não desperdiçar nenhum tipo de produto, recurso natural ou nossas vidas

 

Li no: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=0055

 

 

 

 

 

Postar um comentário

Pesquisar no blog ou na web:

Google