21 março 2012

Concurso nacional de verso e arte para crianças e jovens/escola

 

MOVIMENTO INFANTO-JUVENIL CRESCENDO COM ARTE E PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA - SÃO PAULO
PROMOVEM:


”PROJETO CONHECER PARA PRESERVAR”


TEMA 2012
"ARTES E ARTISTAS DA NATUREZA"
CONCURSO NACIONAL DE VERSO E ARTE
PARA CRIANÇAS E JOVENS DE 6 A 16 ANOS

Concurso Nacional de Verso e Arte.

 

MODELO
Desenho e poesia deverão ser feitos na mesma folha.
Não colar o desenho sobre a folha da poesia.

 

Concurso Nacional de Verso e Arte

PROJETO “CONHECER PARA PRESERVAR”
TEMA  2012

Observe o show da natureza, desde as minúsculas criaturas vivas aos grãozinhos de areia, e assim você vai conhecer, respeitar, defender e preservar a natureza. Lembre-se que a existência da humanidade depende da existência da natureza.

“ARTES E ARTISTAS DA NATUREZA”

PARQUE  ESTADUAL  DA  CANTAREIRA

MOVIMENTO INFANTO-JUVENIL CRESCENDO COM ARTE

PROMOVEM

CONCURSO  NACIONAL DE  VERSO E ARTE

PARA CRIANÇAS E JOVENS DE 6 A 16 ANOS

POESIA: A poesia é um grande tesouro da expressão humana.

Comunicar-se na forma de poesia é trabalhar, brincar e até viajar com as palavras, e com elas extravasar sentimentos. Por isso, nós o convidamos a explorar seu imaginário e a escrever na forma de poesia o que a natureza trabalha com muita arte. Lembre que escrever poesia não é um simples “escrever”, mas um escrever com muito sentimento, com emoção, às vezes com um toque de magia.Você está sendo estimulado, neste concurso, a despertar os sentimentos de amor, admiração, respeito e proteção às artes que a natureza criou nos seus bilhões de anos e aos seus artistas que continuam a criar a cada momento, seja noite, seja dia. Transcreva tudo que seus olhos veem com alma de poeta e transforme esta oportunidade de escrever uma poesia, na emoção de declarar seu amor à “Mãe Natureza”.

ARTE: A arte é o meio de comunicação mais antigo da humanidade. Até os dias de hoje, a arte tem linguagem universal e todos podem compreendê-la. Mesmo para aqueles que têm alguma deficiência visual, a arte dispõe de recursos para se fazer compreendida. Nas artes plásticas, basta ter textura, relevos, volume.

Faça um desenho ou pintura, escolhendo uma arte ou um artista da natureza. Passe a observar  cada planta, cada onda do mar, cada gota de chuva, cada rocha, e como são capazes de criar arte. Artes visuais, musicais e de movimentos.    Observe os artistas que vivem na natureza e estão sempre a criar novas obras de arte. O passarinho construindo seu ninho, a aranha tecendo sua teia, o leão soltando sua voz, a gavinha da planta trepadeira fazendo piruetas para escalar o ponto mais alto.

NATUREZA EM VERSO E ARTE: Vamos unir a arte e a poesia e fazer uma homenagem à natureza. Depois de escolher uma arte da natureza ou um artista da natureza, escreva uma poesia e a ilustre com um desenho ou pintura.

OBJETIVOS: Incentivar crianças e jovens na exploração de seu imaginário, expressando seus sentimentos e experiências envolvendo os seres da natureza e culminando no respeito e defesa dos mesmos. Tomar consciência do papel essencial de cada ser no seu ecossistema ou no bioma, levando ao entendimento de que todos devem ser mantidos em seus habitats para que a natureza mantenha equilíbrio e harmonia. Este trabalho busca, também, a tomada de consciência da importância de preservar os recursos que a natureza nos oferece e estimular crianças e jovens a criarem o hábito de observar a natureza com mais atenção e a valorizarem cada ser animal, vegetal ou mineral, reconhecendo-os como essenciais à vida.

SUGESTÕES: A arquitetura de uma colméia; a melodia da brisa; o bailado das águas do mar; a construção da casa do joão-de-barro; o pássaro alfaiate; o pássaro tecelão; o passarinho pintor (que pinta o ninho); as estalactites de uma caverna; a trama do casulo do bicho-da-seda; o canto do uirapuru; a drusa de ametistas; a encenação de um pássaro para a conquista da fêmea; o tecer da teia da aranha; a construção da sociedade de um formigueiro; o canto da baleia; as acrobacias do golfinho rotador; as piruetas das gavinhas de uma planta trepadeira; a aerodinâmica das sementes aladas ou emplumadas; a suave dança do girassol; rosa de jericó, a planta contorcionista. Observe com mais atenção tudo à sua volta, nas caminhadas, nos passeios, pesquise nos livros, na internet, e você vai encontrar muito mais artes e artistas da natureza.

REGULAMENTO:

I - Elaboração dos trabalhos

     1. Proposta: O participante deverá pesquisar sobre o tema e criar uma poesia sobre uma arte ou um artista da natureza e ilustrar a poesia com uma pintura ou um desenho, alusivo à poesia, também de sua autoria. Poesia e ilustração deverão ser do mesmo autor;

     2.Tema: A natureza e seus seres animais, vegetais e minerais;

     3. Papel  para o Trabalho: Folha sulfite (de desenho, canson ou similar) na cor branca ou reciclada no tamanho A4;

     4. Planejamento: Dividir imaginariamente a folha de papel A4 em duas partes. Na parte superior ficará a ilustração e na parte inferior a poesia. Veja modelo no blog do MICA  http://artmica.blogspot.com/;

     5. Ilustração: O desenho ou pintura alusivo à poesia poderá ser feito a grafite, lápis de cor, giz de cera ou com qualquer tipo de tinta e deverá ser realizado na parte superior da folha. O desenho deverá ser feito na mesma folha da poesia e não colado sobre esta;

     6.  Poesia: A poesia deverá ser escrita abaixo da ilustração Deverá ser digitada na folha A4 em tamanho bem legível (de preferência na fonte arial ou times new roman) ou escrita em letra de forma. Poderá ser soneto, haicai,  trova, quadrinha, ou um poema curto de qualquer outro gênero, que  não poderá ultrapassar uma folha, onde acima estará a ilustração. A poesia deverá ter um título, colocado acima da poesia. Abaixo da poesia deverá constar apenaso nome completo do autor. Os demais dados, como idade, cidade, escola, serão colocados pela comissão organizadora do concurso em etiqueta na base do papel-cartão;

     7. Montagem do trabalho: Após estar pronto o trabalho, a poesia (o verso) e a ilustração (a arte), colar com cola bastão a folha A4 em uma base de papel-cartão ou similar com dimensões de 30 X 40 cm, em cor forte, para contrastar com o branco do sulfite. Poesia e Arte, ou seja, todo o  trabalho, será composto por apenas uma folha;

     8. Identificação: Será feita na parte de trás da base/moldura de papel-cartão de 30 X40 cm, contendo: título da poesia, nome completo do autor(sem abreviar), idade, nome do professor(sem abreviar), endereço com CEP e e.mail da escola ou instituição. No caso de ser enviado individualmente, os dados do mesmo.

     9. Envio dos trabalhos: Será aceito apenas um trabalho por participante com idade entre 6 e 16 anos. Sendo que, cada escola ou instituição poderá enviar quantos trabalhos quiser. Trabalhos realizados e enviados individualmente também serão aceitos.

    10. Listagem dos trabalhos: Fica a cargo da escola ou instituição a elaboração de uma lista (solicite o modelo) com todos os títulos, nomes completos dos participantes (sem abreviações) e suas respectivas idades, nomes dos professores (um por lista), nome completo da escola ou instituição, endereço (com CEP) e e.mail (indispensável). Esta lista deve ser anexada aos trabalhos, no envio.

    11. Não serão aceitos: Trabalhos que retratarem artes por adestramento de animais de estimação, animais em circo ou em outro tipo de espetáculo ou competição e de elementos da natureza que tenham sofrido a intervenção humana.

II -Envio dos trabalhos

Enviar pelo Correio Postal para o seguinte endereço:

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande

AC. Programa de Uso Público

Rua do Horto, 1799 – Bairro do Horto Florestal

CEP: 02377-000   São Paulo - SP


Data-limite de recebimento

( não de postagem) dos trabalhos:

30 de junho de 2012

III - Seleção dos trabalhos

     1. A seleção, que qualificará os trabalhos para uma mostra e a escolha daqueles para os quais serão conferidas premiações será feita por júri formado por profissionais de reconhecido mérito, das áreas de Educação, Psicologia, Artes Plásticas e Cultura.  A decisão se baseará nos seguintes critérios: adequação ao tema, materiais discriminados no regulamento, originalidade, técnica e criatividade.

     2. Os trabalhos serão separados em 4 faixas etárias para as seleção e premiação.

     3. A aceitação deste regulamento implica no reconhecimento da soberania da decisão da comissão julgadora, podendo a mesma, não conferir as seleção e premiação. Das decisões não caberão quaisquer tipos de recursos.

     4. Os trabalhos, selecionados ou não, não serão devolvidos e poderão ser usados em outras mostras, independentemente da escolha da primeira seleção.

     5. Os trabalhos selecionados serão expostos em mostra a ser realizada em agosto de 2012 no Museu da Pedra Grande.

     6. Todos os autores dos trabalhos concordam, assim como seus responsáveis (pais ou tutores) e respectivas instituições/escolas, por força deste regulamento, em ceder sua imagem e de sua obra em divulgações relacionadas ao evento, sendo garantidos os direitos autorais, mas sem receber qualquer remuneração pelo uso dessas imagens.

IV -Premiação

     1. Aos melhores trabalhos de cada faixa etária  serão conferidas Medalhas para os 1º, 2º e 3º lugares e Menções  Honrosas para 4º e 5º lugares

     2. Aos trabalhos selecionados para a Mostra e não premiados, serão conferidos Certificados de Participação.

     3. Aos professores que orientaram os autores dos trabalhos premiados do 1º ao 5º lugares de cada faixa etária receberão Certificados de Mérito Cultural.

V -Disposições Finais

     1. O descumprimento de qualquer item deste regulamento acarretará a imediata eliminação do trabalho concorrente.

     2. A inscrição neste concurso implica na plena e total aceitação deste regulamento, cabendo ao participante e aos orientadores seguirem as regras em sua totalidade.

     3. Dúvidas quanto à interpretação deste regulamento e resolução do mesmo serão dirimidas junto à Comissão Organizadora.

 

Li no: http://artmica.blogspot.com.br/p/concurso-nacional-de-verso-e-arte.html

Postar um comentário

Pesquisar no blog ou na web:

Google